BOIBRASIL S/A - Um blog compromissado com a cadeia da carne bovina brasileira
Estamos iniciando uma nova etapa de nosso “blog” e dessa vez nesse site conceituado que trata de assuntos pertinentes ao grande protagonista no crescimento da economia brasileira, o agro-negócio.
A idéia principal do “blog” é discutir através de nossas postagens junto aos leitores sobre os principais pontos que envolvem a cadeia produtiva da carne bovina nacional, levantando possíveis soluções e estratégias de crescimento e conquista de mercados internacionais.
BOIBRASIL S/A, tem como meta principal passar justamente o universo que cerca a pecuária nacional aliada a sua qualidade de gestão e planejamento que tem conquista grandes mercados consumidores e dado grandes saltos em fusões e aquisições na área industrial transformando nosso país no maior exportador e produtor de carne bovina mundial.
A pecuária de corte no Brasil teve inicio em meados do século XVI quando fora trazidos os primeiros lotes de animais de Cabo Verde. No inicio das atividades os animais eram usados na movimentação de moinhos dos engenhos de cana-de-açucar e logo depois foram utilizados na alimentação e transportes dos escravos daquela época colonial.
Depois das duas guerras mundiais, no século XX, o rumo da pecuária levou o Brasil a despertar a consciência de que um país extremamente rico em extensão territorial e um pasto de dar inveja a grandes potências econômicas espalhados por todo mundo poderia mais tarde vim a se tornar a grande referência da bovinocultura.
Hoje o mercado internacional já foi conquistado por nossa carne; porém vale ressaltar que precisamos manter o sucesso alcançado e para isso acontecer devemos manter nossa gestão focada em um planejamento estratégico que visa manter atenção em todos os sistemas que envolvem toda cadeia produtiva.
Parcerias entre os produtores, criadores, frigoríficos, vendedores e todos os componentes que estão ligados diretamente, e até mesmo indiretamente na formulação de resultados satisfatórios para bons negócios devem se manter correlacionados.
Atualmente o maior exportador de carne bovina mundial é o grupo brasileiro , JBS-FRIBOI, onde em Março deste ano tive a oportunidade de conversar com o então presidente na época Sr. José Batista Junior sobre as grandes conquistas do grupo no mercado de carnes industrializadas.
Ainda neste mesmo ano fora anunciada a aquisição da empresa SWIFT, grande empresa americana com plantas industriais nos EUA e Austrália de bovinos e suínos pelo grupo brasileiro elevando sua posição ao destaque na área de agroindústria multinacional.
Outros frigoríficos brasileiros também tem alcançados grandes façanhas como abrir capital em bolsas de valores como o Marfrig, Margem e o então comentado anteriormente JBS-FRIBOI.
É o novo momento do agro-negócio de carnes no Brasil , a pujança de seus diretores é visível em capas das principais revistas de administração e agro-negócio do pais e isso se deve ao crescimento que estamos adquirindo ao longo dessa anos.
Estaremos durante as próximas postagens trazendo a todos os leitores temas como: principais raças de gado no Brasil, a raça Nelore,qualidade de nossa carne,sanidade animal, rastreabilidade, certificação internacional, Serviço de Inspeção Federal,auditoria de fazendas,responsabilidade socioambiental em fazendas e frigoríficos ,preços,logística,pecuária orgânica, os subprodutos e seu valor para o agro-negócio.
Para começar a dar pauta a nosso espaço democrático de discussões sobre os assuntos que envolvem a cadeia de carne bovina surge em tema que esta em pauta em varias mesas de estudos do agro-negocio nacional.
PAUTA- RASTREABILIDADE BOVINA NO BRASIL. Estamos preparados para este teste de gestão?
O rastreamento de animais do abate ate a fazenda para exportações que conquistam cada vez mais mercados em todo o mundo já é um tema debatido há alguns anos pelos envolvidos na cadeia produtiva de carne bovina no Brasil.
Em Novembro deste ano nove membros da Comissão Européia desembarcaram no Brasil para verificar como andam as mudanças que foram solicitadas desde Março do corrente ano.
O Ministério da Agricultura do Brasil se preocupa com a acirrada marcação do bloco que visa analisar como transcorre todo o processo de manjo dos animais.
SERGUEI BRENER, coordenador do sistema de rastreabilidade de bovinos e bubalinos (sisbov), garante que o novo sistema demonstrar avanços na segurança dos dados, diferente da antiga versão onde foram registradas algumas irregularidades.
A certificadora CONDÃO, de Cuiabá foi a primeira certificadora a passar por problemas , a empresa teria supostamente lançado no sistema animais inexistentes.
Outras questões de desconfiança tem sido levantadas por muitos analistas. Segundo a Revista Dinheiro Rural, edição nº 38 do mês de Dezembro de 2007 o Sr. Alcidez Torres J. fala de problemas de ordem política em jogo, uma vez que produtores de carnes da Europa tem levantado fortes campanhas contra o boi brasileiro.
Serguei Brener afirma que mesmo que alguns ajustes sejam necessários , o novo sistema de rastreabilidade do gado brasileiro é seguro porém; passivo a riscos pequenos.
Somos um grande país exportador e produtos de carne bovina atualmente. Cabe então ressaltar, estaríamos nós preparados para esse teste de gestão focado em planejamento e qualidade?
Eis a grande questão.
——————————————————————
ÚLTIMOS ARTIGOS PUBLICADOS
- Grandes nomes da pecuária de corte
- Promoção comercial da carne brasileira no exterior
- Qualidade que se põe em mesa
- Carne Bovina: Qualidade que se põe na mesa do mundo
- Pecuária de corte e seu universo parte 3
- Pecuária de corte e seu universo parte 2
- Pecuária de corte e seu universo parte 1
- BOIBRASIL S/A - Um blog compromissado com a cadeia da carne bovina brasileira
——————————————————————
SOBRE O AUTOR
André Santos é formado em administração de empresas com habilitação em Comércio Exterior, autor do trabalho cientifico : PECUÁRIA DE CORTE NACIONAL E O DESENVOLVIMENTO DAS EXPORTAÇÕES DE CARNE BOVINA BRASILEIRA. CASE: GRUPO JBS-FRIBOI.Autor do blog BOIBRASIL S/A que discute de forma inteligente a cadeia produtiva da carne bovina brasileira e atua na área de vendas de produtos industrializados de carne bovina há 7 anos no atacado e varejo.
Publicado em André Santos
FUSÕES E AQUISIÇÕES – quem ganha e…
O cavalo senador
Não estamos imunes à crise mundial
Inseminação artificial em equinos…
Olá queridos leitores da BOIBRASIL S/A!
Os “brasis” se encontram em Minas Gerais