O Pedido não é válido para seu País. United States

Equest

Gel antiparasitário para o auxílio no controle dos carrapatos e vermes chatos em equinos, a base de moxidectina 2%.

Mais Detalhes

  • Fórmula: 
    Cada 100 g contém: 
    Moxidectina.................................................................2,0 g 
    Praziquantel...............................................................12,5 g 
    Excipiente......q.s.p.................................................. 100,0 g 

    Indicações: 
    Equest® Pramox* é um antiparasitário de amplo espectro altamente efetivo contra estágios imaturos e adultos dos principais parasitas gastrintestinais e ectoparasitas de equinos. 

    - Grandes Estrôngilos: Strongylus vulgaris (adultos e estágios arteriais L4/L5), Strongylus edentatus (adultos e estágios peritoneal), Strongylus equinus (adultos), Triodontophorus brevicauda (adultos), Triodontophorus serratus (adultos). 

    - Pequenos Estrôngilos: Cyasthostominae: adultos e estágios larvais, incluindo fases encistadas, das seguintes espécies: Cyathostomum spp; Cylicocyclus spp; Posteriostomum spp; Cylicodontophorus spp; Cylicostephanus spp; Gyalocephalus capitatus, Larva lumenal não diferenciada. Outros parasitas internos: Oxyuris equi (adultos e estágios larvais L4), Parascaris equorum (adultos e estágios larvais L4), Trichostrongylus axei (adultos), Strongyloides westeri (adultos), Habronema muscae (adultos e estágios larvais), Habronema majus (adultos), Dictyocaulus arnfield (adultos e larvas) 
    - Tênias: Anoplocephala spp; (adultos). 
    - Larvas de estômago: Gasterophilus intestinalis (Larvas de 2º e 3º estágios), Gasterophilus nasalis (Larvas de 2º e 3º estágios). Filárias: Onchocerca cervicalis (microfilária), Ferida de verão: (Habronemose cutânea): estágios cutâneos de nematóides da família Spiruridae (como Habronema muscae e Habronema majus). 
    - Carrapatos: Amblyomma cajennense, Dermacentor (Anocentor) nitens. 

    A administração da dose recomendada de Equest® Pramox* também suprime a produção de ovos estrôngilos por 84 dias. 

    Instruções de Uso: 
    Equest® Pramox* é embalado em uma seringa pronta-para-uso, calibrada de acordo com o peso do cavalo, de forma a fornecer a dosagem recomendada de 0,4 mg de moxidectina/kg de peso corporal e 2,5 mg de praziquantel/kg de peso corporal. 
    Para usar a seringa de Equest® Pramox*, gire o anel de graduação, ajustando-o ao peso do cavalo a ser tratado (com aproximação de 25 kg). Verifique se não há alimento na boca, remova a tampa da seringa e introduza-a oralmente, através do espaço interdental. Com o bico da seringa próximo à base de língua, pressione o êmbolo até alcançar a válvula. Remova a seringa e levante a cabeça do animal para assegurar a ingestão adequada do gel. Recoloque a tampa da seringa. O conteúdo restante deve ser armazenado de acordo com as instruções do rótulo. Uma única seringa permite o tratamento de um cavalo de 575 kg. 

    NOTA: 
    Equest® Pramox* é evanescente uma vez na boca, dificultando, assim, ser cuspido pelo cavalo. Cada seringa pode conter Equest® Pramox* suficiente para tratar mais de um animal, quando administrado em potros, animais em crescimento ou raças mais leves. Para evitar sub ou sobredosagem, a dose administrada deve ser baseada no peso do animal. Use uma balança ou fita torácica para melhor determinação do peso do cavalo a ser tratado. 

    Modo de Ação 
    O modo de ação da Moxidectina envolve a interrupção de neurotransmissão mediada por canais de cloreto e, em uma extensão menor, da interrupção da transmissão de ácido gama-aminobutírico (GABA). Como resultado, os neurônios motores não são ativados e os parasitas tornam-se debilitados, impedidos de se movimentar e de se alimentar, devido à paralisia flácida. Os mamíferos não são suscetíveis à Moxidectina na medida em que estes alvos estejam localizados no Sistema Nervoso Central onde permanecem isolados da exposição à Moxidectina circulante pela barreira hematoencefálica. O Praziquantel aumenta a permeabilidade da membrana das tênias ao cálcio e outros cátions, causando contração severa e paralisia dos músculos das tênias. Esta paralisia espástica resulta na incapacidade da tênia de prender-se às paredes intestinais do hospedeiro. As tênias livres são destruídas pelo sistema imunológico do hospedeiro ou são excretadas nas fezes. 

    Recomendações: 
    Procure seu Médico Veterinário para assistência no diagnóstico, tratamento e controle dos parasitas. 

    Venda sob prescrição e aplicação sob orientação do Médico Veterinário. 

    Condições de Armazenagem 
    Conservar em local seco e fresco (entre 15ºC e 30ºC), ao abrigo da luz solar. Após a utilização, o envase deve ser incinerado ou enterrado em local autorizado, pois a moxidectina pode ser prejudicial a seres vivos aquáticos. 

    Segurança 
    Em raras ocasiões pode observar-se flacidez do lábio inferior, ataxia e edema do focinho em animais jovens. Estes efeitos adversos são transitórios e desaparecem espontaneamente. Em casos de grandes infestações, a morte dos parasitas pode originar uma ligeira cólica transitória e diarréia nos cavalos tratados. Podem ocorrer reações adversas transitórias em potros nas doses recomendadas. Em adultos podem ocorrer reações adversas transitórias quando administrada uma dose 3 vezes superior à dose recomendada. Os sintomas consistem em depressão, inapetência, ataxia e flacidez do lábio inferior nas 8 a 24 horas que se seguem ao tratamento. Geralmente não é necessário nenhum tratamento sintomático e de modo geral a recuperação é completa ao fim de 24 a 72 horas. 

    Não existe nenhum antídoto específico. 

    Programa de Controle de Parasitas 
    Em potros, o tratamento inicial é recomendado aos 6,5 meses de idade, depois do qual eles devem ser incluídos em um programa de rotina de retratamento. Por promover especial e único controle de pequenos estrôngilos encistados (Cyathostominae) e tênias, ele pode ser particularmante útil na redução de frequência de dosificação em programas de tratamento estratégicos. Consulte o Médico Veterinário para auxiliar na preparação do programa que mais se adeque às necessidades dos animais. A administração da dose recomendada de Equest® Pramox* também suprime a produção de ovos de estrôngilos por 84 dias. Este período residual reduz a contaminação das pastagens e promove um período de proteção contra reinfecções em cavalos e pôneis mantidos no mesmo pasto. 

    Cuidados e Restrições de Uso 
    - Não usar em outras espécies, para as quais a segurança dessa formulação não está determinada. 
    - Não administrar em éguas gestantes ou lactantes. 
    - Deve-se ter extremo cuidado ao tratar potros, cavalos jovens ou raças miniaturas, pois a superdosagem pode resultar em sérias reações adversas. 
    - Equest® Pramox*, assim como todos os outros medicamentos, deve ser mantido fora do alcance de crianças e de animais domésticos. 
    - Evite fumar ou comer durante o manuseio. Lave bem as mãos após o mesmo. 
    - Em caso de contato acidental com a pele, lavar com água abundante e sabão. 
    - Se ocorrer contato acidental com os olhos, lavar com água abundante. 
    - Se persistir irritação ou qualquer outro sintoma atribuível à exposição a este produto, consultar um médico, levando o cartucho como referência. 
    - Em caso de ingestão acidental, induzir o vômito. 
    - Este produto é tóxico para peixes e organismos aquáticos. 
    - Não contaminar rios e lagoas com o produto ou seringas usadas. 

    Período de Carência 
    Carne e vísceras: 64 dias. 
    Leite: Não administrar em éguas em lactação cujo leite se destine ao consumo humano. 

    Apresentação 
    Seringa plástica graduada, descartável, contendo 11,8 g. 

    PRODUTO IMPORTADO