O cavalo senador
Nos tempos da era pet, está cada vez mais comum tratarmos nossos animais como verdadeiros filhos. Nos dias de hoje não é nada difícil encontrarmos gente disposta a gastar fortunas para tornar a vida de seu animalzinho o mais confortável e luxuosa possível.
Temos diversos exemplos de gente que passam dos limites, como a socialite de São Paulo que gastou R$ 10 mil na festa de aniversário de seu cãozinho da raça pug ou o ator global que gasta semanalmente R$ 500,00 nos banhos de ofurô de seu yorkshire.
Mas esses luxos não chegam nem aos pés, ou melhor, nem as patas do que Incitatus teve em sua vida.
Incitatus era o nome do cavalo preferido do Imperador Romano Calígula. De acordo com o escritor Suetónio na sua biografia pessoal, Incitatus tinha cerca de dezoito criados pessoais, era enfeitado com um colar de pedras preciosas e dormia no meio de mantas de cor púrpura (a cor púrpura era destinada somente aos trajes imperiais, ou seja, era um monopólio real). Até mesmo suas refeições eram servidas junto com Calígula em uma vasilha de ouro.
Mas sem dúvida o fato mais interessante da história de Incitatus foi o cargo que atingiu. O governo de Calígula estava sendo alvo de constantes acusações de corrupção por parte de seus senadores.
O Imperador então toma uma decisão polêmica. Adentra o senado montado em seu cavalo durante uma de suas sessões e nomeia Incitatus como senador da República de Roma.
A decisão de Calígula é altamente questionada por todos senadores, afinal, compara-los a um cavalo era mais uma tentativa do polêmico imperador de desmoralizar seu senado. Mas Calígula estava decidido a manter seu cavalo no cargo até a sua morte e assim o fez.
Conta a história que Incitatus morreu com 31 anos . O motivo de sua morte até hoje é desconhecido. Provavelmente morreu de velho, já que 31 anos é uma idade considerada avançada até nos dias de hoje para um cavalo, imagine então na virada do milênio…
Mas mesmo depois de sua morte, Calígula não sossegou!
Em homenagem, mandou construir uma estátua em tamanho real de Incitatus em um pedestal de marfim na frente do senado para que todos cidadãos contemplassem diariamente um de seus mais famosos “ senadores”
Já pensou se essa moda pega por aqui ? Brasília viraria um zoológico….
E quer saber ? Seria muito melhor ….
——————————————————————
ÚLTIMOS ARTIGOS PUBLICADOS
- O cavalo senador
- Escolhendo o treinador certo para o seu cavalo- Horseman….. o que ?
- HYPP – Essa doença pode matar seu cavalo!
——————————————————————
SOBRE O AUTOR
Tiago Faé: Formado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie , empresário do ramo eqüino, criador de cavalos das raças Appaloosa e Quarto de Milha e proprietário do Haras Arizona, em Cesário Lange, SP
Contato: tiagofae@hotmail.com
Publicado em Tiago Faé
FUSÕES E AQUISIÇÕES – quem ganha e…
O cavalo senador
Não estamos imunes à crise mundial
Inseminação artificial em equinos…
Olá queridos leitores da BOIBRASIL S/A!
Os “brasis” se encontram em Minas Gerais