Projeto Florestal prevê a recuperação de reservas
Uma iniciativa inédita do Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), pretende fazer diferença trilhando novos caminhos para o futuro. Trata-se do Projeto Florestal Social, no qual empresas que consomem a matéria prima irão repor o que foi retirado do meio ambiente. O projeto é voltado para os interessados em diminuir a pressão sob florestas nativas provendo inclusão para a sociedade e redução da desigualdade social na região. A ação prevê a recuperação de reservas legais com cerca de 3.600 hectares de floresta energética na região de Porto Velho, incluir 500 pequenas propriedades rurais no Projeto Floresta Social e produzir 1.100.000m estéreis de lenha para alcançar o futuro sustentável.
De acordo com o gerente do Núcleo do Desenvolvimento Florestal e Faunístico da Sedam, engenheiro florestal Eugênio Pacelli, a idéia partiu quando os transportadores de resíduos florestais se viram diante da Lei de Florestas 11.284, exigindo deles a regularização. A metodologia e articulação social desenvolvidas consolidaram o cadastramento dos lenheiros e carroceiros de Porto Velho junto ao Sistema de Cadastro de Consumidores de Produtos Florestais (CEPROF/Sedam). A Coolencar (Cooperativa dos Lenheiros e Carroceiros), trabalha dentro dessa perspectiva, consciente da necessidade de reflorestar o estado.
Conforme informou o secretário da Sedam, Augustinho Pastore, Rondônia é um estado que segue à frente dos demais por exigir a reposição florestal dos empreendimentos que exploram, comercializam, transportam produtos e subprodutos florestais, conforme decreto 12.447, em seu artigo 55. Augustinho disse ainda que há projetos de reflorestamento idealizados, executados e monitorados por técnicos da área que acreditaram nessa idéia voltada para a sustentabilidade da economia da madeira da região.
Em escala empresarial, estão cadastrados na Sedam alguns projetos de reflorestamentos. No inicio de dezembro, a Sedam realizou o Dia de Campo em projetos florestais, no município de Vilhena, para os interessados conhecerem a iniciativa de reflorestar mais de 8 milhões de mudas de eucaliptos e pinus, (essência bem aceita no mercado).
O Projeto Social constitui um marco do reflorestamento, numa escala de pequeno produtor. É um consórcio formado pela Sedam, FARO, Coolencar, com a parceria da empresa Europien T. Importação e Exportação e pequenos agricultores que produziram juntos 30 mil mudas de eucalipto, numa área de 15 hectares, localizada em Porto Velho.
Para finalizar, Pastore disse que a próxima etapa do projeto é incluir mais participantes e colaboradores para incentivar a difusão dessa idéia, com o intuito de ultrapassar a produção de mais um milhão de metro estéreis de lenha, com a forte preocupação de convidar o empreendedor a “cultivar essa idéia”.
Fonte: Rondonoticias
Publicado em Produtos Florestais, Notícias
FUSÕES E AQUISIÇÕES – quem ganha e…
O cavalo senador
Não estamos imunes à crise mundial
Inseminação artificial em equinos…
PECUÁRIA HIGH TECH
Os “brasis” se encontram em Minas Gerais